Dom Paulo

Missa e confraternização marcam 25 anos de episcopado de Dom Paulo em Criciúma

O Bispo da Diocese de Montenegro (RS), Dom Paulo Antônio De Conto, celebrou na noite deste domingo (04) e meio dia de hoje (05) comemorações pela passagem de seus 25 anos de episcopado junto à Diocese de Criciúma. Por dez anos, de 1998, quando da criação da Igreja diocesana até 2008, ele foi o Bispo titular de Criciúma, hoje sucedido por Dom Jacinto Inacio Flach, que tem a missão desde 2009.

Ao meio dia desta segunda-feira, Dom Paulo confraternizou com padres e seminaristas, no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. Ontem à noite, uma missa em ação de graças foi realizada na Catedral São José, concelebrada por Dom Jacinto e mais dez padres, com a participação de centenas de fiéis. No início da missa, Dom Jacinto Flach saudou, com carinho, Dom Paulo e agradeceu sua iniciativa de celebrar, com Criciúma, esse momento de sua trajetória episcopal.

“É uma Igreja cheia de vida e muito dessa vida se deve ao primeiro bispo que aqui trabalhou. Quando a gente passa num lugar, sempre deixa coisas semeadas, depois elas crescem, florescem e frutificam. Certamente, muitas coisas que temos hoje na nossa querida e amada Igreja de Criciúma é porque o senhor passou por aqui e trabalhou na vinha do Senhor”, declarou Dom Jacinto, que também recordou o empenho do primeiro bispo na condução e organização da estrutura física e pastoral da diocese.

Dom Jacinto passou a presidência da celebração a Dom Paulo, que fez sua intenção pelo bispo e por toda a Diocese. Em sua homilia, Dom Paulo disse recordar com saudades do povo de Criciúma e afirmou sua permanente oração com Dom Jacinto, padres e o povo. “Dom Jacinto está no meu coração, os padres, tão queridos, também, desde a minha diocese de origem, Cáceres (MT), esta diocese, Montenegro, todos estão muito presentes na minha vida. Aqui vim para dizer obrigado por essa vida de 25 anos de bispo. Alguns momentos muito difíceis, começando pelo Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia. Também aqui, também Montenegro, mas momentos também de grandeza, de felicidades, de ação de graças!”.

Dom Paulo fez memória aos primórdios de sua missão em Criciúma e da preocupação transformada em projeto que ampliou a Catedral diocesana. “Mas o mais importante não é esta igreja feita de pedras, tão bonita. O mais importante é cada um de nós. Nós somos Igreja e uma Igreja viva. E quando Jesus fala, no Evangelho, que nós somos discípulos, vamos crer. Cada um de nós é discípulo de Jesus. Tenhamos Jesus como mestre. Ele diz para cada um: vamos juntos, que ninguém se sinta sozinho. Estamos juntos com o Mestre”.

Dom Paulo enfatizou sobre o amor de Jesus, que caminha ao lado do cristão, também no sofrimento. “A cruz do discípulo de Jesus deve ser levada do pescoço para baixo. O corpo pode sofrer. A cruz é pesada. Mas do pescoço para cima não podemos ter cruz: devemos ser ressuscitados, viver a vitória, viver a alegria, ter um semblante bonito, que é o semblante de Jesus, dos discípulos de Jesus”.

O primeiro Bispo de Criciúma exortou para que cada um se esforce por ajudar a fortalecer os que estão ao seu redor, exalando “o santo perfume de Cristo”, parafraseando São Paulo. “Que a Diocese de Criciúma continue sempre adquirindo mais perfume, mais alegria, mais entusiasmo e todos juntos, com o bispo, unidos, sendo discípulos e discípulas de Jesus”, pediu.

Ao final da missa, o pároco, padre Antônio Júnior, fez dois agradecimentos: o primeiro ao padre Wladislau Milak (rcj), que hoje serve a Igreja em Cracóvia, na Polônia, e intercedeu pela acolhida dos jovens criciumenses durante a Jornada Mundial da Juventude. O segundo agradecimento a Dom Paulo, por sua iniciativa em querer celebrar na Catedral. “O senhor sabe da gratidão de todo o povo e dos padres da Diocese de Criciúma por todo o bem que realizou em nossa Diocese nos dez anos que esteve conosco. Tive a graça de ser o último padre ordenado por Dom Paulo enquanto ainda era nosso bispo. Deus me presenteou com essa graça e sempre rezo pelas mãos que me ordenaram sacerdote. Que Deus lhe abençoe! Parabéns!”, concluiu o pároco. Dom Paulo recebeu ainda os parabéns da assembléia e um presente da Paróquia São José.

Próximas celebrações
Dom Paulo De Conto celebrará seu jubileu de prata episcopal em Montenegro (RS) no dia 15 de setembro e em sua terra natal, Jacarezinho, em Encantado (RS), no dia 18 seguinte.

“Sou bispo há 25 anos. Comecei em Cáceres, no Mato Grosso, depois Criciúma, por dez anos. Aqui encontrei, sim, dificuldades, lutas, problemas, mas também muita alegria, muita força, especialmente do povo acolhedor, do povo que sempre ajudou, sempre colaborou e dos padres. Lembro essa presença amiga junto aos padres que, para mim, me fez muito bem e eu também pude ajudar bastante os nossos padres nos nossos mais diversos encontros e convivências e vejo com saudades essa Diocese tão querida. Criciúma está no coração de Dom Paulo. Venho aqui muito pouco, mas lembro sempre. E lembro a grandeza que é esta Diocese no espírito cristão, no espírito de amor a Deus e amor ao próximo. Se eu recordo os dez anos, eu só posso dizer muito obrigado! Obrigado a tanta gente que esteve e está ao meu lado rezando, incentivando, ajudando e espero que Criciúma cresça sempre mais especialmente a convivência com o clero” (Dom Paulo Antônio De Conto).

FOTOS: Nathany Marques – Pascom Catedral

TEXTO: Bibiana Pignatel – Comunicação Diocese de Criciúma